nectarina beneficios

A fruta noni, cujo nome científico é Morinda citrifolia, é uma fruta de origem tailandesa, e muito consumida em países como Polinésia, Taiti, Malásia e China devido a suas propriedades medicinais e terapêuticas.

No entanto, esta fruta pode ser difícil de achar no Brasil, especialmente em forma de fruta fresca, sendo que as versões mais fáceis de encontrar são as industrializadas, que não são aprovadas pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.


Possíveis benefícios
As principais propriedades presentes na fruta noni que supostamente podem trazer benefícios para a saúde incluem:

Vitamina C e outros antioxidantes naturais, que combatem o envelhecimento e doenças crônicas;

Polifenóis, ou compostos fenólicos, com potencial efeito antibiótico, antialérgico e anti-inflamatório;

Carboidratos e proteínas, importantes fontes de energia;

Beta-caroteno e vitamina A, que auxiliam a produção de colágeno, sendo benéfico para a pele, cabelo e unhas, além de ajudar a fortalecer o sistema imune e proteger a visão;

Minerais, como cálcio, magnésio, potássio, ferro e fósforo, importantes para o metabolismo do corpo;

Outros fitonutrientes, como vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B12, C, E e ácido fólico, que reduzem os radicais livres e regulam o metabolismo do corpo.

Apesar do potencial de trazer estes diversos benefícios, a fruta noni não é aprovada pela ANVISA, como alimento, suco ou qualquer tipo de suplemento alimentar. Isto porque ainda não há estudos científicos suficientes para comprovar estes benefícios, a dose adequada, suas contra-indicações, e especialmente porque vários estudos mostraram que o consumo do suco de fruta noni causa sérios problemas no fígado devido a sua toxidade.

noni para que serve

Quais são os malefícios
Foi observado que diversas pessoas desenvolveram hepatite aguda após o consumo da fruta noni. Esta situação pode ser grave, podendo causar a necessidade de transplante hepático e, até, risco de morte.

Este efeito colateral foi mais observado em pessoas que consumiram em média de 1 à 2 litros do suco de noni durante um período aproximado de 4 semanas, mas por questões de segurança não é recomendado o consumo desta fruta em nenhuma quantidade.


Fruta noni combate o câncer?
Acredita-se que a fruta noni possa curar diversas doenças, inclusive o câncer, depressão, alergias e a diabetes, todavia seu uso não é seguro e pode colocar a saúde em risco, e por esse motivo seu consumo não é recomendado, até que existam provas concretas da sua segurança e eficácia, com teste realizados em humanos.

Neste momento uma substância chamada damnacanthal, um composto extraído das raízes de noni, está sendo estudada em diversas pesquisas contra o câncer, mas ainda sem resultados satisfatórios.


Fruta noni emagrece?
Apesar dos relatos frequentes de que a fruta noni ajuda na perda de peso, ainda não é possível afirmar esta informação, pois são necessários mais estudos científicos para comprovar este efeito e qual a dose eficaz para alcançá-lo. Além disso, é normal haver uma perda de peso rápida quando o corpo encontra-se doente, e é mais provável que a perda de peso decorrente do consumo de Noni, não seja pelos motivos esperados, mas pelo desenvolvimento de doenças hepáticas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *